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domingo, 18 de julho de 2010

NÚMERO DE MOTOS DOBRA EM TODO O PAÍS, E ACIDENTES SE MULTIPLICAM

Um mapeamento feito a partir de dados do Denatran (Departamento Nacional de Trânsito), e divulgado na edição deste domingo da Folha de São Paulo, revela que a frota de motociclistas no Brasil registrou um crescimento de 105% nos últimos cinco anos.

Segundo a publicação paulista, em 46% das cidades brasileiras as motocicletas superaram os carros; o índice era de 26% no início da decada. No país, devido às grandes capitais, ainda há mais carros (35,4 milhões) do que motos (15,3 milhões); a frota de veículos de quatro rodas cresceu 40% em cinco anos.

O preço baixo é a principal razão do avanço das motos, que também foi estimulado por medidas como corte de impostos e legalização dos serviços de mototáxis. Para especialistas, porém, as motos poluem mais e são mais vulneráveis – o total de motociclistas mortos no país saltou de 725 em 1996 para estimativas acima de 8.000 em 2009, revela a Folha de São Paulo.

Infelizmente o crescimento no número de veículos de duas rotas também está atrelado aos casos de acidentes. No Ceará, não existem dados concretos sobre a quantidade exata do número de casos, mas de acordom análise de atendimentos no Instituto Dr. José Frota, maior hospital de urgência e emergência do Estado, os números preocupam.

Baseado em relatórios (balanços) divulgados pela própria assessoria de imprensa do IJF, as vítimas de acidentes de trânsito são as principais ocorrências, e com destaque para os acidentados com motos, que somente neste mês de julho, já ultrapassam os 120 casos (nos finais de semana).

Mais detalhes na edição desta segunda-feira (19) do jornal Alerta Geral.
Fonte Ceará Agora.
Um dos reflexos no grande aumento no número de acidentes está relacionado a não municipalização do transito nos município, mas só isso não basta, além de municipalizar o trânsito, os municípios brasileiros tem que regulamentar os seus serviços de moto-taxi e taxi de acordo com a lei 12.009 de julho de 2009. fora isso, pouco adianta a regulamentação nº 350 do CONTRAN, que dispõe a respeito de treinamento especifico para moto-taxi e moto Boys se não houver regulamentação municipal. De forma que os municípios tem que chamar pra si também essa responsabilidade.
Aqui em PINDORETAMA-CEARÁ, a COOTRANSP-COOPERATIVA DE TRANSPORTES DE PINDORETAMA, juntamente com a prefeitura Municipal estão juntos fezendo a lei que regulamenta o transporte a nível municipal.

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